O Ceratocone é uma condição ocular degenerativa em que a córnea, a camada frontal clara do olho, se torna mais fina e gradualmente se projeta para fora em uma forma de cone. Isso resulta em visão distorcida e pode levar à perda de visão. O ceratocone normalmente afeta ambos os olhos, embora possa progredir de maneira desigual.
Os sintomas do ceratocone geralmente começam a se desenvolver na adolescência ou no início da idade adulta e podem incluir:
A causa do ceratocone não é totalmente compreendida. Acredita-se que seja o resultado de uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Algumas condições associadas ao ceratocone incluem alergias oculares crônicas e esfregar os olhos com muita força e frequência.
Durante o exame oftalmológico, o médico pode suspeitar da doença. Neste caso ele irá pedir alguns exames específicos para esclarecer e confirmar o diagnóstico. Estes exames auxiliam no diagnóstico e podem mostrar com mais precisão qualquer sinal de avanço da doença. Através destes exames também é possível saber se existe uma predisposição ao ceratocone em pessoas com visão aparentemente normal ou com familiares portadores da doença.
O tipo de tratamento para o ceratocone vai depender do grau da doença. Alguns casos de ceratocones iniciais podem ser corrigidos com óculos apresentando uma visão satisfatória. A maioria dos casos não se beneficia muito com este tipo de correção. A correção com lentes de contato se faz necessária.
Atualmente existem muitos desenhos e materiais de lentes de contato que possibilitam a reabilitação visual, geralmente com as lentes rígidas gás permeáveis corneanas e esclerais, que são lentes maiores e indicadas em casos avançados, muitas das vezes tirando o paciente da fila do transplante.
Quando as lentes não resolvem podemos indicar o uso do Anel Intra-Corneano (Anel de Ferrara), que é um método cirúrgico invasivo, mas que ajuda na regularização da córnea.
Em casos onde é identificada a progressão do ceratocone, é indicado o Crosslinking que é um método cirúrgico para interromper essa evolução. É uma técnica cirúrgica seguida pelo uso de uma medicação associada à aplicação de luz ultravioleta que vai induzir o aumento da rigidez e da resistência da córnea.
A última alternativa, quando não houver sucesso com as anteriores é o transplante de córnea.
A causa exata do ceratocone é desconhecida, portanto, não há medidas definitivas que você possa tomar para preveni-lo. No entanto, existem algumas coisas que podem ser úteis para manter a saúde dos seus olhos e potencialmente reduzir o risco de desenvolver ceratocone:
Importante: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis possuem apenas caráter educativo.
Procurando Oftalmologista Especializado em Ceratocone? Entre em contato com a Clínica Aramis e tenha o melhor atendimento e tratamento adequado. Fale conosco e saiba mais.
A nós, da terceira geração. fica a responsabilidade de manter viva a tradição de quase oitenta anos dedicados à melhor prática médica e o compromisso de honrar a memória e ética profissional, a dedicação ao paciente e o juramento médico, herdados do nosso avô e nosso pai.
Sejam todos muito bem vindos
Cristina da Rosa Mendes Lunardelli e Iara da Rosa Mendes
Criação de Sites Profissionais por Vale da Web