A uveíte é uma condição inflamatória que afeta a camada média do olho chamada úvea. A úvea é composta pela íris, corpo ciliar e coroide. A uveíte pode ser classificada conforme a parte específica da úvea afetada.
Existem diferentes tipos de uveítes, podendo ser classificadas conforme seu local de acometimento em anteriores (também chamadas irites ou iridociclites), intermediárias, e posteriores (que podem acometer também vítreo, retina e nervo óptico). Algumas inflamações afetam todo o olho e são chamadas de Panuveítes. Podem acometer um olho ou os dois.
As uveítes podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo:
É importante destacar que essas são apenas algumas das causas comuns de uveíte, e a condição pode ter causas individuais variadas.
Sim, as uveítes podem ser causadas por infecções. Infecções bacterianas, virais, fúngicas ou parasitárias podem desencadear uveítes. Alguns exemplos das causas de uveítes infecciosas são: toxoplasmose (a mais comum no Brasil), tuberculose, sífilis, HIV/AIDS, herpes, citomegalovírus (CMV) e histoplasmose.
Entre as doenças autoimunes podemos destacar a sarcoidose, artrite reumatóide, LUPUS, síndrome de Behçet, Vogt-Koyanagi-Harada, uveítes relacionadas ao HLA B27 e síndrome de Reiter.
Quando um paciente apresenta uveíte, pode experimentar uma variedade de sintomas que afetam o olho afetado. Os sintomas podem variar dependendo do tipo e da gravidade da uveíte, mas aqui estão alguns dos sintomas comuns associados a essa condição:
O oftalmologista consegue identificar a inflamação durante o exame e, dependendo de suas características, determinar a causa da doença.
Na grande maioria dos casos são necessários exames especiais complementares para ajudar o diagnóstico e definição do melhor tratamento.
O tratamento é realizado combatendo a causa da doença primária e utilizando remédios para diminuir a inflamação, dependendo do tipo e gravidade.
Pode ser feito por intermédio de colírios, remédios por boca, injetáveis, remédios intra-oculares, etc.
Importante: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis possuem apenas caráter educativo.
Procurando por um especialista em Uveíte? Conte com a Clínica Aramis. Nossos oftalmologistas experientes oferecem diagnóstico preciso, tratamento avançado e cuidados personalizados.
A nós, da terceira geração. fica a responsabilidade de manter viva a tradição de quase oitenta anos dedicados à melhor prática médica e o compromisso de honrar a memória e ética profissional, a dedicação ao paciente e o juramento médico, herdados do nosso avô e nosso pai.
Sejam todos muito bem vindos
Cristina da Rosa Mendes Lunardelli e Iara da Rosa Mendes
Criação de Sites Profissionais por Vale da Web