Muitas pessoas comentam que ceratocone causa cegueira, ou ficam em dúvida se isso realmente pode acontecer em algum paciente com esse diagnóstico.
Por conta disso, nós da Clínica Aramis, especialistas em Oftalmologia em Florianópolis, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas!
Resumo do conteúdo:
- O ceratocone é uma doença que afeta a córnea, levando a uma deformidade progressiva;
- Os sintomas incluem visão embaçada, sensibilidade à luz, visão noturna ruim e astigmatismo irregular;
- As causas do ceratocone envolvem fatores genéticos, ambientais e hormonais.
- O ceratocone não causa cegueira, mas pode comprometer significativamente a visão;
- O tratamento foca na preservação da saúde ocular e pode melhorar a qualidade da visão se diagnosticado precocemente.
O que é ceratocone?
O ceratocone pode ser descrito como uma doença degenerativa e não inflamatória que afeta a córnea, a superfície frontal transparente do olho que cobre a íris e a pupila.
Em uma córnea saudável, a espessura e a curvatura são relativamente uniformes, o que permite que a luz que entra no olho seja focada com precisão sobre a retina, produzindo uma visão clara.
Nos pacientes com ceratocone, ocorre um adelgaçamento progressivo e irregular da córnea. Esse adelgaçamento leva a uma protuberância ou “crescimento” da córnea para fora, fazendo com que ela adquira a forma de um cone.
Consequentemente, a estrutura da córnea é alterada, levando a irregularidades em sua superfície.
O grau de deformidade da córnea pode variar de leve a grave. Nos estágios iniciais, o ceratocone pode ser semelhante ao astigmatismo regular, um defeito refrativo comum.
No entanto, à medida que a doença progride, a córnea se torna cada vez mais irregular, resultando em astigmatismo irregular e miopia crescente.
O ceratocone geralmente se manifesta na adolescência ou início da idade adulta e pode se estabilizar após alguns anos ou continuar a progredir ao longo da vida do paciente.
A progressão da doença é imprevisível, e enquanto em alguns indivíduos pode avançar rapidamente, em outros, pode evoluir lentamente ao longo de décadas.
Além disso, é comum que o ceratocone afete ambos os olhos, embora o grau e a velocidade de progressão possam variar entre eles.
Se você desconfia de que tem essa doença, agende a sua consulta com nossos especialistas em ceratocone em Florianópolis.
Quais os sintomas de ceratocone?
Muitos se perguntam se o ceratocone causa cegueira, devido aos seus sintomas. Isso porque, basicamente, os sinais que a doença pode apresentar são:
- Visão embaçada ou distorcida, tanto para longe quanto para perto;
- Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
- Visão noturna ruim;
- Fantasmas ou múltiplas imagens de um único objeto;
- Coceira constante nos olhos;
- Rápidas mudanças na prescrição dos óculos ou lentes de contato;
- Astigmatismo irregular.
O ceratocone deve ser tratado precocemente, para que as chances de redução da progressão da doença sejam maiores. Por isso, se você sente um ou mais sintomas que listamos acima, venha conversar com nossos especialistas em ceratocone em Florianópolis.
Quais as causas do ceratocone?
A causa exata do ceratocone ainda não é totalmente compreendida. Porém, acredita-se que seja uma combinação de fatores genéticos, ambientais e hormonais. Podemos pensar em alguns pontos:
- Fatores genéticos: Estudos mostram que se uma pessoa tem ceratocone, há uma chance maior de membros da família também desenvolverem a doença.
- Fatores ambientais e comportamentais: O atrito ocular, como esfregar os olhos com força e frequentemente, pode contribuir para o adelgaçamento da córnea e, consequentemente, ao desenvolvimento ou progressão do ceratocone.
- Condições associadas: O ceratocone tem sido associado a certas condições sistêmicas, como síndrome de Ehlers-Danlos, síndrome de Marfan e atopia (que inclui asma, eczema e febre do feno).
- Hormônios: Alguns estudos sugerem que os hormônios podem desempenhar um papel, uma vez que o ceratocone geralmente se manifesta na puberdade ou no início da idade adulta e pode progredir durante a gravidez.
Veja também: Conheça 5 Doenças Oculares Comuns e que Precisam de Atenção
Ceratocone causa cegueira?
Agora, a grande dúvida: ceratocone causa cegueira? Na verdade, o ceratocone, por si só, não causa cegueira.
É uma condição que pode levar a uma visão significativamente distorcida e reduzida, mas não leva à cegueira no sentido estrito da palavra.
A distorção e o comprometimento visual resultantes do ceratocone são devidos ao adelgaçamento e protuberância irregular da córnea.
Porém, é fundamental reconhecer e tratar o ceratocone precocemente. Um diagnóstico e tratamento adequados podem desacelerar ou até mesmo interromper a progressão da doença em muitos casos.
Além disso, o tratamento adequado pode melhorar significativamente a qualidade da visão do paciente, reduzindo os impactos da condição na vida diária.
Por isso, se você desconfia da doença, agende a sua avaliação com especialistas em ceratocone em Florianópolis aqui na Clínica Aramis.
Tratamento para ceratocone em Florianópolis
O tratamento para ceratocone em Florianópolis, feito pela Clínica Aramis, foca em preservar a sua saúde ocular e barrar a progressão da doença. Quanto antes você iniciar o tratamento, maiores são as chances de preservação da visão.
Por isso, convidamos você para agendar a sua consulta para que possamos avaliar o seu caso e apresentar a melhor solução possível para o seu quadro. Conte com a gente!